sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alguns Sites Portugueses Com Conselhos

No post anterior referi que encontrei uns poucos sites portugueses que davam conselhos sobre escrever. 
Basicamente foi isto que encontrei.

1. Para escrever temos que ler muito lentamente e depois trabalhar, escrever mesmo cada dia.
(A parte do ler está conferida, a parte do lentamente... hun nem por isso. Escrever todos os dias... tento. Tento mesmo. Nem que sejam apenas 400 palavras)

2. Ler os clássicos. Viver intensamente. Nunca ser ingénuo.
(Li poucos. Nem por isso. Tento)

3. Nunca esqueça que não há evidência nenhuma de que alguém esteja minimamente interessado no que você tem a dizer. 
(Este foi um dos meus preferidos)

4. Escreva
    Edite
    Escreva
    Edite
    Escreva de novo
    Edite de novo
(Acho que é isto que ele diz porque não sou perita em criptoanálise) E deixe repousar por um par de meses. 
     Ou seja, se é preciso começa tudo de novo.

5. Não pare. Mas se você parar, não se sinta um fracasso. Você talvez tenha escapado de um destino difícil. Mas não pare.

6. Insista. (Não existe melhor conselho)
(Apoiado)

7. Primeira obrigação de quem quer ser escritor é ler muito. Parece óbvio mas não custa repetir: ler, ler, ler.
Outras dicas é sempre estar atento, curioso à história das pessoas, às pessoas, à vida, ao mundo.
Nunca se afastar do mundo.

Quando comecei toda esta cena encontrei este blog da sapo chamado Escrita e Escritores que supostamente servia para dar conselhos deste género e eu pensei Olha que fixe finalmente um site que eu possa mostrar à minha amiga que não sabe muito de inglês. Abri e qual foi a minha surpresa? Os conselhos são todos um bocado óbvios. "Toda a pessoa que escreve é escritor". Olha 'brigado. Agora diz-me algo que eu já não saiba, por favor. "Cada escritor começa como um principiante". Nop, ainda não foi desta.

E assim por adiante. Tudo bem que são as bases que uma pessoa deve ter acerca de escrita. É óbvio que eu não devo esperar grande coisa da minha parte na primeira vez que pego no pc e abro o word para  escrever. Não vai sair dali nenhum Romeu e Julieta e muito menos um Lusíadas. É preciso treino. 
O que me chateia é o facto de que basicamente esses são os seus únicos conselhos. Não avança muito mais.

Neste site estão dispostas 50 dicas acerca de escrita. Ainda não tive oportunidade de as ler todas, mas pareceu-me algo de interessante para partilhar. Não existe conselhos em excesso. O máximo que pode acontecer é o cérebro entrar em curto circuito e já não saber distinguir um conselho de... sei lá... qualquer coisa muito má.





Sem comentários:

Enviar um comentário