quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bloqueio de escritor: causas - rotina.

Quem está familiarizado com o meu blog sabe que a música é muito importante para o meu processo criativo. Recentemente, enquanto estive na China, dei por mim com músicas que já quase sabia todas as letras de cor. 

Resultado: não havia nada de novo, por isso as músicas, ao som das quais adorava escrever, já não inspiravam nada de novo. 


É bom viajarmos e termos diferentes experiências de vida, porque só assim é que podemos descobrir aquilo que funciona ou não no sucesso das nossas carreiras. É uma autodescoberta que nos tornará melhores nos anos seguintes.

O que eu aprendi este ano? Preciso constantemente de alterar a minha playlist de escrita para poder ter novas inspirações. Odeio rotinas, mas odeio-as de morte!! Porquê? 

Ora, eu adorei - e vou continuar a adorar, quando voltar para acabar os últimos três meses que me faltam na China - a minha experiência na China. Mas, descobri que a rotina diária na qual estava imersa durante a semana, e até mesmo ao fim-de-semana, estava a destruir-me por dentro. Por que é que estou a ser tão dramática? Porque não conseguia escrever.

Nove meses que estive naquele sítio, onde praticamente todos os dias vemos os mesmos 100 rostos, comemos a mesma comida às segundas, e depois a mesma todas as terças, às quarta já sabemos que é carne de porco agridoce, etc. Todos os dias nos levantamos à mesma hora e nos deitamos à mesma hora. Já sabes quando vais tomar banho todos os dias. E podes ter a certeza que às quartas será Power Training e às quintas Sanda. Não irás ver muito mais que as mesmas montanhas que rodeiam a escola. Aos fins-de-semana, tens duas hipóteses: as mesmas ruas de Muping, ou os mesmo bares de Yantai.

Existem pessoas que não têm problema qualquer com a rotina. Eu descobri, que funciono muito mal e chego a ficar desesperada. Comecei a pegar em livros velhos e a fazer pequenas flores de papel com as páginas ou decorações de natal; com pedaços de ligaduras e bolotas que encontrei no chão fiz algumas decorações de Halloween. Qualquer coisa que alimentasse o meu lado criativo e alterasse um pouco a minha rotina.

De momento, estou de de voltei para o natal, onde não tenho parado de fazer coisas diferentes e onde já fiz o download de algumas músicas novas, e vejo melhorias na minha inspiração. Passo o meu tempo livre ou a fazer crafts, ou a trabalhar na outline do último livro da Triologia Sombras. Quase todos os dias me surge um ou outro detalhe para uma cena num capítulo.

É por isso que um escritor precisa de viver constantemente, fazer novas atividades, descobrir-se a si próprio. Só assim poderá impedir o bloqueio de escritor. Só assim poderá alimentar novas ideias. E só assim poderá inspirar os seus leitores.

Se tiveres alguma outra ideia sobre como impedir este bloqueio na escrita que assola muitos de nós, por favor não hesites em partilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário