Ok, este é o meu primeiro post do ano, e devo admitir que não estou orgulhosa com o facto de vir tão tarde. Mas vocês sabem... início do ano também significa concentrarmos-nos naquelas resoluções que nunca concretizamos no resto do ano como: ir ao ginásio mais vezes, prestar mais atenção ao estudos, entre outros. E a resolução de prestar mais atenção aos estudos é algo com que tenho andado ocupada nas últimas semanas com todos os deadlines para os essays, mas estes estão quase a acabar e prometo ser mais assídua a partir de agora (acabei de fazer outra resolução de ano novo, por isso não me batem se acabar por não cumprir).
Agora, se já chegaram a este artigo devem-se lembrar que eu prometi traduzir o Método do Floco de Neve para Escrever um Romance, coisa que tenho feito, mas o método é mais longo do que estava à espera e ligeiramente uma repetição do que foi dito no Como Escrever um Livro em 60 Dias ou Menos, mas mais pormenorizado. Com isto tudo achei que podia correr o risco de se tornar aborrecido para algumas pessoas (e para mim por ter de traduzir quase 3,000 palavras), e decidi dividi-lo em partes. Mas não se deixem enganar, é um bom método para começar a escrever um romance e acho que esta vai ser a primeira vez que menciono nomes aqui mas, Raquel Frade, este é especialmente para ti e como começares, por isso promete-me que vais fazer os passos um por um.
Começando:
A importância do design
Boa ficção não acontece
simplesmente, é organizada. Podes organizar o teu trabalho antes ou depois de
teres escrito o teu romance. Já fiz das duas maneiras (Randy
Ingermanson) e acredito fortemente que
fazer antes tem melhores resultados. O design é trabalhoso por isso é
importante ter um princípio por onde te guiares desde o início.
A pergunta fundamental é: Como
organizas um romance?
Antes demais, repara neste floco
de neve! (Aqui está, finalmente, a resposta ao porquê deste nome!)
Esta imagem é um objecto
matemático amplamente estudado. Mas os primeiros passos para construir este
floco de neve, não têm nada a ver com um floco de neve. Têm este aspecto:
Se tiveres uma versão actualizada
do Java (eu não tenho) podes visitar este site para perceber melhor como funciona.
É assim que se cria um romance: começasse por um pequeno passo e constrói-se à volta até começar a ter o
aspecto de uma história. A maior parte é trabalho criativo. Mas a outra parte é
gerir a tua criatividade e organizá-la num romance bem-estruturado.
Se és como a maioria das pessoas,
passas demasiado tempo a pensar no teu romance antes de sequer começares a
escrevê-lo. Podes fazer pesquisa. Sonhas acordado/a sobre como vai funcionar a
história. Fazes brainstorm. Começas a ouvir as vozes dos diferentes
personagens. Começas a pensar sobre o que é o livro – o grande tema. Esta é uma
parte essencial chamada de “compostagem”. É um processo informal e cada
escritor reage de maneira diferente. Vamos assumir que sabes compor as ideias
para a história e que já tens um romance bem-composto na tua cabeça e que já
estás pronto para te sentares e começares a escrever o teu romance.
Ok! Agora começa a parte interessante.
Dez passos de Design
(Oops, ainda não)
Antes de começares a escrever, precisas de te organizar. Precisas de colocar todas essas ideias maravilhosas
no papel de forma a poderes usá-las. Porquê? Porque a tua memória é falível, e a
tua criatividade pode ter deixado lacunas na tua história – estas precisam de
ser preenchidas antes de começares a escrever o teu romance. E precisas de
fazer isto num processo que não mate a vontade de escrever a tua história.
(Ok, agora é que é)
Aqui estão os 10 passos (pelo menos, os primeiros passos):
Passo 1) Tira uma hora e escreve
um resumo de uma frase para a tua história. Algo do género: “Um físico
trapaceiro viaja atrás no tempo para matar o apóstolo Paulo.” A frase guiará-te
como uma ferramenta de venda rápida. Este é o grande tema, o análogo daquele
grande triângulo de início na fotografia do topo. É o isco que atrai os
editores e, mais tarde, leitores.
Alguma dicas
acerca do que faz uma boa frase:
- Mais curto é melhor. Tenta não escrever mais do que 15 palavras.
- Tenta não incluir nomes (apesar de ter lido muitas diferentes frases e muitas delas têm nomes, mas se o teu personagem tem algo que o torna distinto é melhor se te focares nessas características).
- Liga o grande tema ao tema pessoal. Qual é o personagem que tem mais a perder nesta história? Agora conta sobre o que ele ou ela quer para ganhar.
Passo 2) Tira outra hora para
expandir a frase num parágrafo inteiro a descrever o arranque da história, os
grandes desastres e o final do romance. Este é o análogo da segunda fase do
floco de neve. O autor do artigo, por exemplo, gosta de estruturar a história
em três grandes desastres e cada desastre tira um quarto do comprimento do
romance para desenvolver (de certeza que já deves ter lido livros com Parte 1,
Parte 2 e Parte 3). As coisas no primeiro acto podem-se desenvolver por
circunstâncias externas, mas no segundo e terceiro acto, geralmente acontecem
devido às tentativas do protagonista em “resolver as coisas”. E as coisas só
pioram…
Este parágrafo também pode ser
utilizado na proposta do teu livro. Idealmente, o teu parágrafo deve ter cinco
frases. Uma frase para o arranque e o cenário. Depois uma frase para cada um
dos três desastres. E depois uma frase para o final. Este parágrafo resume toda
a história.
Passo 3) O passo acima dá-te uma
boa perspectiva do teu romance. Agora, precisas de algo semelhante para o enredo
das tuas personagens. Personagens são a parte mais importante do teu romance e
o tempo que investes em desenvolve-las primeiro, irá compensar quando começares
a escrever.
Para cada
grande personagem tira uma hora para escreveres um resumo de uma página que
diga:
- O nome da personagem.
- Uma frase que resuma a história do personagem.
- A motivação do personagem (o que ele/ela quer inconscientemente).
- O objectivo do personagem ( o que ele/ela quer concretamente).
- O conflito do personagem (o que o impede de conseguir atingir tal objectivo).
- A epifania do personagem (o que ele/ela irá aprender, como irá mudar).
- Um parágrafo que resuma a história do personagem.
Um ponto importante: podes dar
por ti a ter de voltar atrás e rever a tua frase ou parágrafo de resumo.
Força! Isso é uma coisa boa – significa que os teus personagens estão a
ensinar-te coisas acercas da tua história. É sempre aceitável ir atrás e rever
qualquer parte do processo de criação em qualquer fase. É inevitável.
Outro ponto importante: não tem
de ser perfeito. O propósito de cada passo é poderes avançar para o próximo
passo. Manter as ideias a fluírem, podes sempre voltar atrás e alterar quando
entenderes melhor a história.
Passo 4) Por esta altura, deves
ter uma ideia, em larga escala, acerca da estrutura do teu romance, e terás
gasto apenas um dia ou dois, mas não importa. Se a história tiver falhas, saberás
agora, ao invés de investir 500 horas a pensar no primeiro rascunho. Por isso, agora continua a crescer a história. Tira várias horas para expandir cada frase
do parágrafo resumo em parágrafos inteiros. Todos, menos o último parágrafo, deverá acabar em desastre. O último parágrafo deverá dizer-te como acaba o
livro.
Isto é divertido (pelo menos é o
que ele diz), e no final do exercício tens uma página decente do esqueleto do
teu romance. Não faz mal se não conseguires enfiar tudo dentro de uma página
só, o que importa é que estás a cultivar ideias para a tua história. Estás a
expandir o conflito. Deverás ter agora uma sinopse decente.
Se já cumpriste tudo até este passo, já avançaste bastante num dia ou dois de trabalho (dependendo do quão longa é a tua história ou quantos são os teus personagens), por isso, vou deixar-te fazer uma pequena pausa e BOA SORTE!
Hi, Trish! Gostei muito dos assuntos que aqui abordaste e da forma como o fizeste pois tudo fez muito sentido.
ResponderEliminarAté deu mais alento para começar a colocar no papel tudo o que vai cá dentro.
Parabéns e quero ler mais com este blog
Rúben Silva
Oi Rúben. Obrigado pelo comentário e parabéns foste o primeiro a comentar o blog :)
Eliminar