terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Método do Floco de Neve para Escrever um Romance - PASSO 5 ao 8

Tanto tempo para traduzir os primeiros passos e este parecem fluir.

Aqui vão mais quatro passos para escreveres um romance:

Passo 5) Tira um dia ou dois para escreveres uma página de descrição acerca de cada grande personagem, e meia-página de descrição sobre os outros personagens menos importantes. Estas “sinopses de personagens” devem contar a história a partir do ponto de vista de cada personagem.

Passo 6) Neste momento, tens uma história sólida e vários fios de história, um para cada personagem. Agora tira uma semana e expande a página de sinopse do enredo para quatro páginas de sinopse. Basicamente, irás expandir novamente cada parágrafo do passo 4 para uma página inteira. Este passo é divertido porque estás a descobrir a lógica de toda a história e a fazer decisões estratégicas. Aqui, irás com certeza querer voltar para trás e re-arranjar as coisas dos passos anteriores ao ganhares uma visão da história e novas ideias são apresentadas.

Passo 7) Tira outra semana e expande as descrições dos teus personagens em diagramas completos, a detalhar tudo o que há para saber acerca de cada personagem. As coisas normais: aniversário, descrição, história, motivação, objectivo, etc. Mais importante ainda, como é que este personagem irá mudar no final do teu romance? Isto é uma expansão do teu trabalho no passo 3,  e irá ensinar-te bastante acerca dos teus personagens. Irás, provavelmente, voltar atrás e rever os passos 1 ao 6 à maneira que os teus personagens começam a tornar-se mais “reais” aos teus olhos e começam a fazer exigências na história. Isto é bom, boa ficção é movida pelos personagens. Toma o tempo necessário para fazeres isto, porque estarás a poupar tempo em longo prazo. Quando acabares este processo, tens a maior parte do que será necessário para escreveres uma proposta. Se já és um autor publicado, então podes escrever a proposta já e vender o teu romance, antes mesmo de o teres escrito. Se ainda não és, então precisas de escrever o teu romance primeiro, antes de o vender.

Passo 8) Podes querer ou não fazer uma pausa aqui. Mas, a certa altura, terás mesmo de escrever o teu romance. Antes de fazeres isso, existe certas coisas que precisas de fazer para tornar aquele horrível primeiro rascunho mais fácil. A primeira coisa a fazer é pegar naquela sinopse de quatro páginas e fazer uma lista de todas as cenas que irás precisar para tornar a tua história num romance. E a maneira mais fácil de fazer é com o Excel.

Por alguma razão, isto é assustador para alguns escritores. Oh, o horror! Aprendeste a utilizar um processador de texto. O Excel é mais fácil (isso é o que ele diz, eu cá gosto de fazer as minhas listinhas e tabelas à moda antiga). Precisas de fazer uma lista das cenas, e estas folhas foram inventadas para fazer listas (NINGUÉM ME VAI OBRIGAR A MEXER COM O EXCEL, mas hei! Tu podes ser mais inteligente que eu por isso, força!)

Faz as listas a detalhar as cenas que emergem as partir das quatro páginas de enredo. Escreve apenas uma linha para cada cena. Numa coluna, lista o POV do personagem. Noutra coluna (larga) conta o que acontece. Se quiseres armar-te em chique, adiciona mais colunas que dizem quantas páginas esperas escrever. A folha de Excel é ideal, porque permite-te ver o enredo de uma só vez, e é mais fácil mexer nas cenas para reorganizar as coisas.


Pode demorar uma semana fazer uma boa tabela. Quando terminares, podes adicionar uma nova coluna com o número de capítulos e atribuir capítulos a cada cena (reconsiderei, talvez irei utilizar Excel só desta vez).

E agora, ele falou em pausa por isso vamos fazer uma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário