quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Método do Floco de Neve para Escrever um Romance - PASSO 9 e 10

Drum roll, please

Finalmente, aqui estão os últimos passos para escreveres o teu romance.

Passo 9) (Opcional) Volta para o processador de texto e começa uma descrição narrativa da tua história. Tira cada linha do documento Excel e expande-a para uma descrição de multi-parágrafos da cena. Introduz quaisquer linhas de diálogo que te lembres e faz um rascunho dos conflitos essenciais dessa cena. Se não existe conflito saberás logo de início e deverás adicionar ou apagar a cena.

Se seguires o conselho do autor do artigo, podes escrever uma ou duas páginas de capítulos e começar cada capítulo numa nova página para depois imprimires e poderes facilmente mudar a ordem dos capítulos e rever sem prejudicar os outros. Este processo pode demorar uma semana (dependendo do ritmo) e o resultado é um documento que poderá facilmente ser revisto a vermelho, enquanto escreves o primeiro rascunho e anotas nas margens as ideias que te vão surgindo. Esta é uma boa maneira de escrever a sinopse que muitos escritores se sentem aterrorizados em escrever depois do livro já estar todo escrito, e será bastante fácil se seguiste os passos do 1 a 8. É um protótipo do teu primeiro rascunho (mais ou menos um rascunho dos rascunho?) Imagina seres capaz de escrever um primeiro rascunho numa semana! 

Passo 10) O que falta agora é só sentares-te e começar a teclar o verdadeiro primeiro rascunho do romance. Ficarás surpreendido com a velocidade com que a história voa.

Podes pensar que toda a criatividade já foi mastigada, por esta altura. Bem, não, a não ser que tenhas analisado demais quando escreveste o Floco de Neve. Esta é suposto ser a parte interessante, porque existe muitos problemas de lógica de pequena escala. Como é que o Herói sai daquela árvore rodeada de crocodilos e salva a Heroína que está no barco a ser incendiado? Existe tempo para descobrir isso tudo. Mas também é engraçado, porque já sabes em grande escala como funciona a estrutura do teu romance. Por isso, só tens de resolver um certo limite de problemas e podes escrever relativamente rápido.

Esta fase é incrivelmente divertida e excitante. A vida é demasiado curta para perder tanto tempo a escrever um romance quando este pode ser escrito em metade do tempo.

A meio do primeiro rascunho, o autor faz uma pausa para rever o que está de errado com  os documentos de organização do romance, estes crescem à medida que desenvolves o teu romance.

E agora, esperançosamente, já sabes como escrever um livro. Só resta esperar para ver como sai o produto final e depois a segunda parte do processo: a revisão. Aquele monstro de sete cabeças que contei como odeio e postei alguns comentários de como lidar com ele.

Podem ver aqui:



Sem comentários:

Enviar um comentário