Na altura em que comecei a escrever «Sombras», comentei com muito pouca gente sobre o que estava a fazer porque não queria perguntas se a ideia que tinha acabasse por não dar em nada. Ainda nem tinha vinte anos e já começara uns quantos manuscritos que nunca chegara a terminar por falta de disciplina, ou por ser apenas uma ideia que não chegava a ter princípio, meio e fim,
Mas um dia, estava eu na biblioteca onde uma amiga minha trabalhava e eu costumava lá ir para lhe fazer companhia (uma biblioteca com apenas cerca de 1500 livros e dois computadores frequentada apenas maioritariamente aos fins-de-semana) e ela ,que sabia das minhas aventuras de escrita, comentou "um dia devias escrever um livro cá para a biblioteca." Na altura isto foi apenas uma brincadeira e um outro amigo nosso até era suposto fazer as ilustrações por ter jeito para o desenho.
Mas meses mais tarde pus-me a pensar sobre o que poderia escrever para a biblioteca que ela pudesse partilhar com os meninos mais pequenos que lá iam enquanto os pais estavam no café e assim nasceu "Pandora Não Gosta de Ler", um conto que tem como função fazer com que as crianças apreciem a leitura.
Este conto foi entregue à minha amiga e depois esquecido. Até um dia, uma amiga da minha mãe, com duas filhas pequeninas a quem eu estive a ler-lhes estórias, disse para mim. "Tens de escrever uns contos assim mais pequenos para que eu possa ler a elas." E eu respondi: "Por acaso tenho alguns que escrevi quando era mais nova".
"Então tens de mos enviar."
E foi assim que decidi ir ao baú, lá do fundo, buscar este conto, um dos meus primeiros trabalhos.
"Pandora Não Gosta de Ler" será publicado gratuitamente no Smashwords a 10 de Janeiro, mas entretanto podes adicioná-lo à tua lista do Goodreads. Estará disponível também em inglês.
Sem comentários:
Enviar um comentário