segunda-feira, 24 de julho de 2017

Opinião Literária - As Nuvens de Hamburgo

Título Original: As Nuvens de Hamburgo (diz no título)
Autor: Pedro Cipriano (editor da Editorial Divergência)
Editora: Flybooks
Páginas: 97 (lê-se numa horinha)

Sinopse: "Marta é uma jovem que consegue ver o passado.
Assim que chega a Hamburgo, como estudante de Erasmus, vê-se transportada para a época Nazi, onde testemunha as brutalidades do Holocausto.
Nas suas viagens, Marta é atraída para um jovem soldado, encontrando-o nos recantos mais sombrios da história da cidade. A frequência dos encontros leva-a a procurar no presente a sua identidade.
O que é que os une? Apercebendo-se que consegue interagir com o passado, Marta procura descobrir qual o propósito deste dom. Mas será ela um mero peão num jogo que não consegue controlar ou será capaz de alterar o passado?
Um romance apaixonante, passado sob o manto da Segunda Guerra Mundial, que não irá deixar ninguém indiferente."

Opinião: O facto de conhecer o autor pessoalmente, levou-me à curiosidade de ler a sinopse do seu livro assim que o publicou, mas foi mesmo a premissa cativante que me levou a adquirir esta história brilhante.

Em muitos livros é, por vezes, usual ter um início demorado que nos leva a integrar na história. Tal não acontece com «As Nuvens de Hamburgo». Somos imediatamente transportados para uma nova cidade e duas épocas que parecem ocorrer em simultâneo.

Este livro é um livro que atrai desde as primeiras páginas até à sua última, sem deixar perguntas no ar, mas ainda assim inquirir: "É só isto? Será que não vem mais?"

Gostei bastante da forma directa e eficaz com que Pedro Cipriano escreve, o seu discurso simples e narrativa rápida faz com que nos mantenhamos agarrados durante toda a leitura e a estrutura pequena da obra torna as pausas inexistentes.

Adorei também o tema. A Segunda Guerra Mundial é um tema que aprecio em particular e sobre o qual leio bastante. Também já visitei a cidade de Hamburgo, por isso a combinação destes dois factores foram com certeza dois pontos que me atraíram mais à história!

Se lerem, não se esqueçam de dar a vossa opinião ao Pedro através do Goodreads!

1 comentário: