domingo, 17 de novembro de 2013

50 Dicas para Escrever Melhor - Dica Nº 12

Dica nº12: Evite comparar as suas histórias às dos seus ídolos.

No meu caso, a minha ídolo é uma mulher de 48 anos que escreveu serie mais conhecida de todos os tempos: J. K. Rowling. E apesar de ser aceitável aspirar ser como ela, também é aceitável se não for (que como é óbvio, não sou). Rowling tem muito mais experiência de vida que pode usar como fonte de inspiração, mais maturidade para ser disciplinada na sua escrita e também muito mais anos de treino. Já para não falar que a mulher é uma deusa da escrita e deve ter feito algum contrato com o diabo para poder ter aquela montanha de inspiração. 

Mas não nos podemos ir abaixo só porque não somos como os nossos escritores preferidos. A verdade é que maior parte do que atingimos é com 1% de talento e 99% de trabalho, os nossos ídolos já foram como nós e se foram com a idade de 9 anos ou de 20 não interessa, quando começaram não pararam até chegar a um lado. "Um escritor profissional é um amador que não desistiu" tenho isso escrito num sticker na parede do meu quarto.

Os nossos ídolos são fontes de inspiração e um incentivo para nos tornarem melhores, não para nos pôr deprimidos. E a melhor maneira de avaliarmos os nossos progressos é lendo as histórias que escrevemos quando começámos com as histórias que escrevemos agora. 

A minha primeira história foi sobre sete princesas que viviam numa ilha derrotam bruxas e vivem felizes para sempre com sete cavaleiros, mas eu tinha nove. Acho que já progredi um bocado desde essa altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário