segunda-feira, 23 de setembro de 2013

50 Dicas Para Escrever Melhor - Dica Nº5

Dica nº5: Elimine a autocrítica no início do seu processo de criação 

Quem está familiarizado com o efeito Dunning-Kruger?

"O Efeito Dunning-Kruger é o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.
Por outro lado, a competência real pode enfraquecer a auto-confiança e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles."

Viva à Wikipedia, o meu site preferido.

Por isso, se estás a ter um problema com a confiança na tua escrita, isto ocorre porque ela é provavelmente boa. Além disso, nesta fase não importa muito como escreves, o que importa é que escrevas. Mesmo que este não seja o teu big break, vale a pena continuar a tentar.

Nas palavras de um peixinho muito inteligente e adaptando-a para a escrita: "Continue a escrever, continue a escrever, escrever, escrever." Todos adivinharam que era a Doris, certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário