segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pontos de Exclamação!!!!!

Mark Twain diz para nunca utilizarmos pontos de exclamação, é como rirmos da nossa própria piada. Não, na verdade não é Mark Twain que diz isso, mas o "Me" de "Marley&Me" (está na minha lista de livros para ler, mas nunca li. Só vi o filme).

O que Mark Twain diz é qualquer coisa do género "O narrador de uma anedota nunca censura o objectivo da piada; ele grita-a sempre. E quando a imprime, em Inglaterra, França, Alemanha e Itália, ele coloca-a em itálico ou com um ponto de exclamação, e às vezes explica em parênteses. Todas estas formas são deprimentes e dá vontade de renunciar a piada e viver uma vida melhor."

MUITO DRAMÁTICO!!!! 

Com a quantidade de coisas que já li, não fazem ideia da quantidade de escritores que têm problemas com pontos de exclamação, itálicos, negrito e pontos de exclamação. Ya! Eu disse duas vezes pontos de exclamação para fazer ênfase, muitos não gostam MESMO--- AH! Outros também não gostam do uso excessivo de CAPSLOCK. 

No blog de Rachelle Gardner, uma agente literária, ela até dá um bom conselho.
Para não dares a impressão que és um amador tenta utilizar este tipo de escrita com moderação. 

O que podes até fazer mesmo é: escreve tudo com um ponto final. Quando voltares a reler o teu manuscrito é que podes colocar um ponto de exclamação onde é necessário. Se por acaso falhares uma frase onde dantes terias posto um ponto de exclamação, mas agora já não colocaste é porque provavelmente não era necessário.

Outra escritora e editora que também possui um blog (nestes dias quem é que não tem?), Writing Widly Editing Services, também fala nisto.

O uso do ponto de exclamação serve para o escritor mostrar uma certa quantidade de entusiasmo. Se vais usá-lo em todos as tuas frases, vai dar a sensação que os personagens estão a gritar um com o outro. 

Mais ainda, o ponto de exclamação é suposto dar mais importância a uma certa frase, se todas as frases o tiverem basicamente são todas iguais.

Livros para jovens adultos ou infantis geralmente têm mais exclamações que os outros, porque os adolescentes são criaturinhas eufóricas e as crianças entusiasmam-se com tudo o que vêm, mas mesmo assim tenta não utilizar em demasia.

Tenta utilizar verbos ou nomes melhores em vez dos pontos ou então guarda-os para quando os personagens mandam SMS. 

Deixo aqui uma imagem do que é um ponto de exclamação se ainda não tiverem uma ideia.

Sem comentários:

Enviar um comentário