sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Conselhos Para Jovens Escritores

Algo sobre mim: eu não tenho amigos escritores. Nem sequer mantenho uma relação de amizade com os meus antigos professores de Português. Nunca fui publicada, nem tenho conhecimento acerca do ramo.

Mas uma coisa é certa: eu leio. E leio muito. E basicamente tudo o que leio absorvo e ponho em prática. Mesmo que por vezes o faça inconscientemente.

Por exemplo, dantes eu tinha vergonha de muitas coisas que escrevia. Achava-as demasiado emocionais, infantis ou que nunca iriam ter lugar na minha história--- Ah! Outra coisa sobre mim: eu escrevo. Escrevo desde os 9 anos. Quando me apercebi que os contos de fada não eram factos verídicos, e por isso a minha vida nunca seria tão fascinante quanto os heróis a faziam parecer. Desde aí comecei a inventar as minhas próprias histórias--- Voltando ao tópico. Mesmo nos meus cadernos de apontamentos, que para mim são quase tão secretos quanto o meu diário, por vezes evitava escrever coisas com medo de ficar embaraçada quando as relesse.

Um dia estava a ler o livro Beautiful Creatures (tradução Criaturas Maravilhosas) de Kami Garcia e Margaret Stohl--- Que fala acerca da personagem Ethan Wate que achava que nada de especial acontecia na sua terrinha aborrecida, até se mudar para lá a misteriosa rapariga que costumava aparecer nos seus sonhos, Lena Duchannes (rhymes with rain). O problema é que Lena não é uma rapariga normal, todas as raparigas da sua família herdam uma maldição que decide o seu futuro quanto estas fazem dezasseis anos. E vocês conseguem imaginar o resto, e se não conseguirem aconselho a lerem o livro porque vale a pena. Especialmente se adorarem um bom romance--- A personagem Lena também escreve. Está sempre a escrever. Até mesmo nas paredes ela escreve. E nem sempre são coisas com sentido, às vezes são apenas frases soltas. E eu pensei: se ela até escreve onde as pessoas podem ver, porque razão não sou capaz de escrever onde ninguém vai julgar? A partir daí escrevo tudo o que me vem à cabeça, por mais confuso e embaraçoso que seja. Escrever, escrever, escrever.

Outra razão pela qual estou a escrever este blog é porque ando a ler blogs de outros escritores e os conselhos que eles dão são realmente muito bons. Foi graças ao blog de Veronica Roth que consegui reunir coragem para trabalhar todos os dias na minha história. Mesmo quando não me apetece, basta ler uma página do blog dela e fico logo inspirada. O problema é que ela escreve em inglês. Maior parte desses blogs são em inglês. Cheguei a procurar coisas dessas em português e nada… não existe blogs com conselhos desses géneros… pelo menos que eu tenha conhecimento. Eu também sou impaciente e se algo não está na primeira página do motor de busca já não procuro mais. Mas cheguei a encontrar alguns que têm uma certa utilidade.

Então… eu sou portuguesa, mas tenho muito bom domínio do inglês. Tenho de ter para viver em Londres e tirar uma Licenciatura em Tradução. Por isso decidi que iria tentar traduzir alguns desses conselhos e explicar como eles me ajudaram na criação da minha obra--- que mais uma vez repito, não foi publicada nem sequer está em vias de…

Mas tentar não custa. Nunca se atinge nada sem trabalho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário