Um conselho sobre revisão de
Veronica Roth. Os dela podem nem ser sempre os melhores, mas serão sempre os
mais divertidos.
Ela descreve os rascunhos dela
como um “festival de caca”.
Os meus posso garantir que não
ficam muito longe, principalmente no fim. Comecei a escrever com extrema
atenção aos detalhes enquanto escrevia e fazendo enormes pesquisas antes de pôr
no papel. Até ter lido que se calhar não estava a fazer muito bom trabalho. Eu
sabia o que ia acontecer praticamente no livro inteiro, mesmo antes de sequer
ter escrito o primeiro capítulo. Ou seja eu sabia o que vinha a seguir, o que
eu queria que acontecesse, mas dava por mim bloqueada porque queria escrever de
forma perfeita. Aqueles detalhes que não têm muita importância, mas que são essenciais
para não parecer que estamos a despejar coisas eram por vezes o motivo dos meus
bloqueios. Até que me deixei ir e deixei me escrever da pior maneira possível.
Desde que aquilo sobre o que queria escrever ficasse contado.
Ela conta que existe partes que
tão bem escritas e organizadas, enquanto outras partes faltam lhes foco e são
simplesmente erradas. Partes que faltam, cenas que não escreveste mas que
devias, personagens que deixaste de parte ou elementos do enredo que precisam
de mais desenvolvimento.
Para este tipo deves te convencer
a dar uma vista de olhos. Pode ter passado algum tempo desde a primeira vez que
escreveste as primeiras cenas, por isso é uma boa ideia ver o que foi escrito
anteriormente. Outra coisa que eu também faço, mas não devia, é voltar
constantemente aos capítulos anteriores, por exemplo, eu quero referir algo no
capítulo 13, mas tenho a sensação que já foi dito no 10 eu vou atrás e mudo o
10 para pôr no 13. Não devia porque só me estou a confundir mais, esses
problemas devem ser resolvidos no momento que estás a rever. Porque ao estares
a voltar atrás podes perder a tua linha de pensamento e esquecer o que ias dizer a seguir.
O que Veronica faz é uma lista
acerca dos problemas quando acaba o rascunho para não esquecer os problemas que
já sabe. Alguns problemas:
- Todos os personagens, principais ou secundários têm um papel claro ou
definido na história? Se eles parecem não estar presentes isso é algo
explicado ou ponderado pelo personagem principal?
- Escreveste o fim de forma efectiva? No caso dela ou de alguns
escritores, às vezes só descobrem o final a meio do livro, por isso a primeira
parte do livro pode ser escrita direccionando para um fim completamente
diferente do que actual.
- Como vai o movimento? Existe sítios onde anda demasiado rápido ou
demasiado lento?
- Existe secções com “infodump”? Secções em que é a informação é
despejada ao leitor tudo de uma vez em vez de ser revelada lentamente através
do enredo. Acabei de descobrir recentemente que tinha realmente partes assim,
por isso se forem daquele tipo de pessoas que não deixam ninguém ver o vosso
trabalho, eu desaconselho.
- Existe personagens, cenas ou elementos do enredo que não se relacionam?
Podes identificá-los perguntando te “se eu remover este evento ou personagem,
serei capaz de escrever o final do livro sem perder muito?”
- Existe personagens, cenas ou elementos do enredo que precisas de juntar
para o livro ser mais rico ou fazer sentido?
- Existe problemas lógicos ou inconsistências com a construção do mundo
ou enredo?
- Existe alguma inconsistencia resultante de escrever cenas fora de ordem
ou originadas da confusão do autor? Armas a desaparecer, personagens que
estão em sítios que não deviam estar ou com nomes diferentes.
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