quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Revisão: Dia Um

Um conselho sobre revisão de Veronica Roth. Os dela podem nem ser sempre os melhores, mas serão sempre os mais divertidos.

Ela descreve os rascunhos dela como um “festival de caca”.

Os meus posso garantir que não ficam muito longe, principalmente no fim. Comecei a escrever com extrema atenção aos detalhes enquanto escrevia e fazendo enormes pesquisas antes de pôr no papel. Até ter lido que se calhar não estava a fazer muito bom trabalho. Eu sabia o que ia acontecer praticamente no livro inteiro, mesmo antes de sequer ter escrito o primeiro capítulo. Ou seja eu sabia o que vinha a seguir, o que eu queria que acontecesse, mas dava por mim bloqueada porque queria escrever de forma perfeita. Aqueles detalhes que não têm muita importância, mas que são essenciais para não parecer que estamos a despejar coisas eram por vezes o motivo dos meus bloqueios. Até que me deixei ir e deixei me escrever da pior maneira possível. Desde que aquilo sobre o que queria escrever ficasse contado.

Ela conta que existe partes que tão bem escritas e organizadas, enquanto outras partes faltam lhes foco e são simplesmente erradas. Partes que faltam, cenas que não escreveste mas que devias, personagens que deixaste de parte ou elementos do enredo que precisam de mais desenvolvimento.

Para este tipo deves te convencer a dar uma vista de olhos. Pode ter passado algum tempo desde a primeira vez que escreveste as primeiras cenas, por isso é uma boa ideia ver o que foi escrito anteriormente. Outra coisa que eu também faço, mas não devia, é voltar constantemente aos capítulos anteriores, por exemplo, eu quero referir algo no capítulo 13, mas tenho a sensação que já foi dito no 10 eu vou atrás e mudo o 10 para pôr no 13. Não devia porque só me estou a confundir mais, esses problemas devem ser resolvidos no momento que estás a rever. Porque ao estares a voltar atrás podes perder a tua linha de pensamento e esquecer o que ias  dizer a seguir.

O que Veronica faz é uma lista acerca dos problemas quando acaba o rascunho para não esquecer os problemas que já sabe. Alguns problemas:

- Todos os personagens, principais ou secundários têm um papel claro ou definido na história? Se eles parecem não estar presentes isso é algo explicado ou ponderado pelo personagem principal?

- Escreveste o fim de forma efectiva? No caso dela ou de alguns escritores, às vezes só descobrem o final a meio do livro, por isso a primeira parte do livro pode ser escrita direccionando para um fim completamente diferente do que actual.

- Como vai o movimento? Existe sítios onde anda demasiado rápido ou demasiado lento?

- Existe secções com “infodump”? Secções em que é a informação é despejada ao leitor tudo de uma vez em vez de ser revelada lentamente através do enredo. Acabei de descobrir recentemente que tinha realmente partes assim, por isso se forem daquele tipo de pessoas que não deixam ninguém ver o vosso trabalho, eu desaconselho.

- Existe personagens, cenas ou elementos do enredo que não se relacionam? Podes identificá-los perguntando te “se eu remover este evento ou personagem, serei capaz de escrever o final do livro sem perder muito?”

- Existe personagens, cenas ou elementos do enredo que precisas de juntar para o livro ser mais rico ou fazer sentido?

- Existe problemas lógicos ou inconsistências com a construção do mundo ou enredo?


- Existe alguma inconsistencia resultante de escrever cenas fora de ordem ou originadas da confusão do autor? Armas a desaparecer, personagens que estão em sítios que não deviam estar ou com nomes diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário