quarta-feira, 25 de setembro de 2013

50 Dicas Para Escrever Melhor - Dica Nº7

Dica nº7: Controle a sua produtividade e motivação para escrever

O que eu faço para me obrigar a escrever todos os dias é, ponho o despertador com o objectivo de me levantar, faço a minha rotina matinal como se fosse sair de casa e depois sento-me na secretária à frente do computador. 

Alguns dias isto realmente funciona e as palavras saem como sopa de letras. Existe até mesmo dias que fico com dores nos dedos de tanto teclar e mexer naquele rato irritante do portátil. Mas também existe os outros dias. Tive mesmo um dia em que não parava de olhar para o documento do word em branco e veio-me à cabeça todos os escritores que provavelmente passam pelo mesmo, apesar de para eles ser considerado trabalho.

E este pensamento passou-me pela cabeça: Escrever é o único trabalho em que podes ficar sentado o dia todo a olhar para uma página em branco no computador e ainda assim chamar-lhe trabalho.

Soa melhor em inglês: Writing is the only job where you can sit all day, staring at a blank page in your computer, and still call it work. (Soa, não soa?)

O problema é que se tentarmos forçar a criatividade a sair isto pode acabar por ser contra-produtivo.

Praticamente todos os escritores estão de acordo que devemos ao menos tentar escrever todos os dias -- Ok, tenho andado a procurar e a procurar onde foi que li um artigo relacionado com isto, mas não encontro -- Um desses artigos dizia até para pôr o despertador para uma hora depois de começares a escrever, se depois do despertador tocar ainda não te apetecer escrever, então podes parar porque não estás mesmo para ai virado/a nesse dia. Volta amanhã! Outra hipótese até pode ser pôr a máquina de lavar a funcionar, se depois de ela acabar te apetecer mesmo ir tratar da roupa be my guest.

Mas hey, se tiverem ideias melhor sobre como enfrentar a preguiça, believe me, sou toda ouvidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário