quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Revisão: Dia Três

Considerando que realmente todos fizemos a parte um e parte dois, e não houve batotices como saltar capítulos ou passar logo para a parte dois, aqui vai a terceira parte do conselho de Roth.

Agora que os problemas gerais estão todos resolvidos, o que resta é
- Editar a voz
- Ter a certeza que as conversas de grupo não são confusas
- Checar se não existe outros parágrafos confusos e as pequenas coisinhas.

E para isso temos o período de reflexão. Rever o rascunho inteiro enquanto, se vai corrigindo estas pequenas coisas. Este processo é muito mais benéfico se leres lentamente o rascunho, ao invés de passares só com os olhos.

Algumas dicas:
1.    1-Força-te a ler lentamente. Cria objectivos como “Vou só ler um capítulo por hora, e vou apenas trabalhar X horas por dia”.
    
      2-Se começares a ver que estás a apressar-te ou irritada com o processo, PÁRA durante o resto do dia. Tu queres ser cuidadoso/a, pensativo/a, e meticuloso/a. Se não conseguires fazer isso num certo dia, coloca o rascunho de parte e faz outra coisa qualquer. Lê um livro! Trabalha noutra coisa qualquer! Dá uma pausa ao teu cérebro e volta no dia a seguir.
    
     3-Mantém um caderno de apontamentos por perto. Existem partes do rascunho que te podem fazer lembrar de outras partes que precisam de edição. Se andares para trás e para a frente nas edições perdes a linha da história. Mais fácil será se escreveres anotações e editares apenas quando chegares a essa parte.
  
   4-Imprime. Edições em papel pode ser uma boa maneira para te obrigar a ler lentamente (os meus professores aconselham) e não passar rapidamente os olhos pelas palavras como acontece no ecrã. Também é engraçado teres um molho de papeis e dizeres às pessoas “EU ESCREVI ISTO” (vou tentar)
   
     5-Lê as parte mais difíceis em voz alta. Vai ajudar. Irás reparar em frases estranhas ou inconsistências muito mais facilmente.
   
     6-Decide te um bom plano de “input”. O bom de imprimires o rascunho é que podes fazer notas logo no papel, mas eventualmente ele vais precisar de ser modificado no actual documento word. Esta parte pode ser um bocado aborrecida. O plano dela é deixar tempo todos os dias para fazer as mudanças, em vez de fazer tudo de uma vez. Mas se conseguires fazer tudo num dia inteiro, ainda melhor. O que funcionar melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário