terça-feira, 24 de setembro de 2013

Revisão: Dia Dois

Ok, dia dois, este vai ser difícil de explicar.

No primeiro dia já fizemos a leitura e anotamos os problemas que havia em todos os capítulos, certo?

Agora temos a enorme lista de perdição. E o que fazer com ela? Dividi-la em dois grupos: problemas globais e problemas locais.

Problemas globais são aqueles que as soluções devem ser aplicada no rascunho inteiro ou grandes secções do rascunho, como a “a dinâmica destes dois personagens deve ser alterada” ou “o personagem principal deve pensar neste assunto periodicamente na história até um certo ponto.”

Problemas locais são os que as soluções só precisam de ser aplicadas para cenas específicas ou grupos de cenas especificas, como “ preciso de adicionar este desenvolvimento do enredo logo a seguir à página (vamos dizer página 394, porque é bem mais engraçado e lembra o Harry Potter)”

Problemas locais transforma-se em problemas globais quando, por exemplo, adicionas uma cena e tens de editar o resto do rascunho para poderes incluir essa cena, ou quando apagas tens de remover todas as menções dessa cena.

Depois de dividir a lista nessas duas categorias (e esta parte geralmente envolve mais anotações de problemas globais por que geralmente quando mudas um problema local crias um problema global) o que Roth faz é abrir o documento e divide o manuscrito em “movimentos” ou secções para tornar tudo mais fácil. Para cada secção escreve uma lista dos problemas globais que precisam de ser tratados. Talvez, não seja preciso de tratar deles em todas as cenas, mas é preciso ter noção que eles estão lá.

Depois, para cada cena ou episódio, faz uma lista das edições locais necessárias, podes até adicionar um comentário no próprio documento.

Depois, volta à lista e pensa acerca de qual será a secção mais difícil, ou qual o problema mais complicado e ataca esse primeiro. (Isso até é boa ideia, eu geralmente faço o contrário e podem adivinhar o que acontece? Quando lá chego já não tenho paciência).

Ela afirma que não se preocupa em editar fora de ordem, porque geralmente avança com uma secção de cada vez para não ficar confusa.  Quando acaba com cada secção, apaga os comentários extra que listam todos os assuntos globais dessa secção.

Tenta criar objectivos como “ esta semana acabo a secção 1”, o que significa que terás de fazer pelo menos uma cena todos os dias ou duas cenas por dia. Isto garante que te mantens-te motivado/a.

Sem comentários:

Enviar um comentário