quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como Rever

Um bom conselho do The Writing Center.

O conselho é mais para teses, mas houve algumas coisas que podem também ser aproveitadas para livros.

Porque razão rever é importante?
Escrever é um processo de descoberta e nem sempre produzimos o nosso melhor trabalho quando começamos. A revisão é uma oportunidade para olhar de forma crítica para o que escrevemos para vermos se:
  •  É realmente importante ser dito
  • Diz o que querias que dissesse;
  •   E se o leitor entende o que foi dito.

Praticamente toda a gente concorda que deves deixar esperar algum tempo desde que acabaste até voltares a olhar para o rascunho. Se eu tiver bastante empenhada sou do tipo de esperar umas horas, se não, sou mais do género de esperar umas semanas. Mas o objectivo é que se esperares, quando voltares ao rascunho serás mais honesto contigo próprio.

Nesta fase de revisão deves-te concentrar mais no problemas gerais do rascunho e não com as virgulas em si. Coisa que eu não faço, mas devia.

Whoa! Mas eu pensava que podia rever tudo num instante.
Ah! I wish! Se deixares esperar estarás a dar-te oportunidade para olhares para o que escreveste com os olhos mais frescos. É fantástico como aquilo que escrevemos e soava fantástico no momento acaba por provar ser uma gigante bosta quando lhe damos uma oportunidade para incubar. A sério é tipo a cena dos fungos. Quanto mais tempo deixas a comida a arejar, mais bichinhos vão aparecer.

Mas trabalhei tanto no que escrevi que não posso dar-me ao luxo de deitar nada fora.
Se quiserem ser escritores polidos, eventualmente descobrirão que não podem dar-se ao luxo de NÃO mandar nada fora. Como escritores, ocasionalmente escrevemos muito material que precisa de ser mandado às urtigas. Até agora no meu manuscrito ainda não mandei nada essencial fora, mas eu sei que quando chegar a um capítulo que escrevi ele provavelmente vai embora. E eu até gostava do capítulo, era dramático com um certo nível de romantismo. Mas utilizando exagerados gestos, estilo à Max Irons, “It served no purpose”. Como escritores devemos estar dispostos a sacrificar bocados de escrita pelo bem da peça completa. Eu ainda estou para ver como isto vai voltar para me lixar no futuro.
Um truque é não baralhares muito o que produzes no primeiro rascunho, porque quanto mais produzes, mais precisarás de trabalhar quando a parte de cortar vier.

Mas às vezes eu revejo enquanto escrevo.
Ya! Eu também faço isso. Aparentemente não é de todo aconselhável, mas pode ser.
Como escrever é um processo circular, não é necessário fazer tudo numa ordem específica. Às vezes escreves algo e remendas antes de passares à frente. Mas presta ATENÇÃO: existem dois problemas com esse processo. O primeiro é que se revês conforme vais escrevendo nunca tens oportunidade de ver o trabalho como um todo. Outro problema é que podes entrar em curto-circuito com a tua criatividade—isso já me aconteceu. Se passares muito tempo a remendar o que está nessa página, podes perder algo que ainda nem sequer está na página.

Como faço o meu processo de revisão? Alguns conselhos.
·         Trabalha através do papel. Os meus professores de Pratical Resources, por acaso, uma vez perguntaram me qual é que eu achava melhor. No papel ou no screen? Ao que eu respondi papel, porque o monitor cansa-me os olhos e aborreço-me mais depressa. Mas também coisas que parecem invisíveis no monitor costumam aparecer com mais nitidez no papel.
·         Lê em voz alta. Para poderes ver como as coisas fluem.
·         Não tentes fazer tudo ao mesmo tempo, pois podes começar a ficar cansado/a e problemas que detectarias tornam-se invisíveis.

Preocupações
O que se pode meter no meio de uma revisão?
Não te apaixones pelo que escreveste. Too late! ‘Tá feito. Mas se o fizeres tornarás-te hesitante em mudar, mesmo que não esteja excelente. Não ajas como se tivesses casado com a tua escrita. Age mais como se tivesse a namorá-la, vê se são compatíveis e descobre como é no dia a dia.

Como posso tornar-me muito bom a rever?
Faz muitas vezes. E…
·         Quanto mais produzires mais podes cortar.
    Quanto mais conseguires imaginar-te como o leitor, a ler pela primeira vez, mais fácil se torna para descobrires problemas.
·         Quanto mais exigires em termos de claridade e elegância, mais clara e elegante será a tua escrita.

Como é que eu revejo em termos de frases?
“Procura por sítios onde te baralhas ou perdes no meio da frase. É claro que é preciso de ser remendado. Procura sítios onde ficas distraído/a ou aborrecido/a – onde não consegues concentrar-te. Esses sítios são onde provavelmente perdeste a concentração na tua escrita. Corta as palavras extras e as coisas vagas. Procura a mais ínfima falha na tua leitura,  a mais pequena falha de energia ou concentração enquanto dizes as palavras… a frase deve estar viva.” (Peter Elbow, Writing with Power)
  • Procura sítios onde começaste a frase da mesma maneira mais do que duas vezes em ocasiões consecutivas e procura formas alternativas de escrever as mesma coisa OU combinar as duas frases.
  • Verifica a variedade das frases. Se duas frases seguidas começam da mesma forma (exemplo: Sujeito e verbo) tenta utilizar outro padrão.
  •  Aponta para precisão na escolha de palavras. Não te contentes com o melhor que consegues pensar no momento, utiliza um dicionário se for preciso.
  • Utiliza verbos específicos – substitui frases compridas com esses verbos. Por exemplo, “Ela argumenta a importância da ideia” substitui por “Ela defende a ideia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário